terça-feira, 21 de agosto de 2012

APUAREMA: ESCOLA FRANCISCO PEDRO ATINGE META DO IDEB PARA 2017

Das três escolas municipais e uma estadual avaliadas em Apuarema, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola Municipal Francisco Pedro dos Santos, obteve o melhor resultado, com 4.2, média que ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2017 (4.0), ou seja, avanço de 35% e 56% em relação as últimas avaliações. Na média, a educação pública do município alcançou o índice 2.9, nas séries iniciais e 2.1 para as séries fundamentais finais. Na rede estadual os alunos de séries finais atingiram média de 3.6. A Escola Francisco Pedro é a instituição educacional mais distante do centro da cidade, salvo as unidades da zona rural, e possui duas turmas de 4ª série, sob os cuidados das professoras Irailda Nascimento e Jucirlene Silva, Coordena Pedagógica Marielly Menezes e Diretora Fabiana Pereira.

De acordo com o MEC, o município de Mata de São João, região Metropolitana de Salvador, registrou o maior Ideb da Bahia do ensino fundamental (1ª a 4ª série), saltando de 2.5 em 2005, para 4.8 em 2011, um dos maiores crescimentos do Brasil. A Escola Francisco Pedro também alcançou tal crescimento, de 2.4 em 2005, para 4.2 em 2011.
Turma da 4ª série da Escola Francisco Pedro comemora bom desempenho
Em entrevista ao Apuarema em Foco, a professora Irailda falou sobre o momento mais difícil enfrentado pela educação de Apuarema, a veiculação na mídia com a pior nota do Ideb do país, sendo um erro, estimulou a comunidade escolar de Apuarema a se dedicar de corpo e alma –“Não poderia deixar de comentar do resultado do IDEB/2009 do município de Apuarema-BA, na qual fomos criticados injustamente por algumas pessoas e também pela mídia. Desta vez, estamos aqui, em nome de todos os profissionais da Escola Francisco Pedro dos Santos para mostrar a população Apuaremense  que o segredo dessa conquista está na dedicação de todos os profissionais da escola  principalmente das professores e coordenação.”

Irailda ainda enalteceu a equipe da Escola Francisco Pedro como o pilar principal para a conquista do melhor Ideb do município e um dos melhores da Bahia –“O Francisco Pedro tem professoras muito bem preparadas, esforçadas e comprometidas com a educação - Irailda Nascimento, Jucirlene Silva, Edleuza Nascimento, Edina e Eliene Maia-, e também a dedicada coordenadora Marielly Queiroz, que nos dá suporte necessário e dica de como melhorar às aulas. Temos uma diretora (Fabiana Pereira) que não mede esforços para buscar junto a Secretaria Municipal materiais didáticos solicitados pelas professoras e coordenadora no intuito de melhorar o desempenho dos profissionais, e dos alunos. Esse resultado mostra o sucesso daquilo que propomos, trabalhando muita interpretação textual, produção de texto, as quatros operações, leitura com textos diversificados, problemas matemáticos, além de trabalhar um simulado da Prova Brasil.” – finalizou.
Coordenadora Pedagógica, Marielly Menezes, orientando alunos no Projeto Meio Ambiente
A Coordenadora Pedagógica da Escola, Marielly Menezes, avaliou os métodos que levaram ao crescimento do Ideb –“Sem dúvidas, as estratégias metodológicas utilizadas, os diagnósticos realizados dos alunos, a avaliação contínua e processual, a motivação dos alunos, o eficiente trabalho docente o apoio irrestrito da direção, bem como o bom rendimento nos outros índices que compõem o Ideb foram os aspectos que contribuíram para a boa nota de nossa querida escola. Salas com o número adequado de alunos ajuda sim, entretanto esse não foi o fator preponderante. Mas, vamos continuar trabalhando. A cada ano é uma nova batalha. Louvado seja Deus que nos dá força e sabedoria em nossos trabalhos. É muito bom trabalhar com vocês” – afirmou.